top of page

Vivendo bem com a Doença Renal

Atualizado: 4 de mai. de 2021




Ontem, no dia 11 de Março, foi comemorado o dia Mundial do Rim, onde o tema deste ano é como viver bem com a Doença Renal Crônica, por isso, separamos 7 dicas para se ter mais qualidade de vida, mesmo possuindo a DRC.


1 - Saiba tudo o que puder sobre a sua doença e, especialmente, sobre a sua própria condição. Converse com a equipe que trata você para descobrir como aplicar as informações sobre a doença ao seu dia a dia.

2 - Descubra a sua pressão arterial ideal e trabalhe com o seu médico para atingi-la e mantê-la. Isso pode ajudar a retardar a progressão da doença renal.


3 - Peça ajuda quando precisar. Converse com a sua família e amigos, com outros pacientes renais, com o seu clero ou com a sua equipe de saúde.


4 - Exercite-se regularmente e da forma adequada. Converse com o seu médico sobre o nível correto de exercícios para você.


5 - Se você estiver fazendo diálise, faça todos os tratamentos que o seu médico prescrever. Monitore o seu Kt/V ou URR (medidas para saber se o seu sangue está sendo limpo adequadamente) e outros valores laboratoriais ao longo do tempo. Descubra o que fazer para melhorar os resultados dos seus exames caso eles não forem satisfatórios.


6 - Acompanhe os resultados dos seus exames laboratoriais ao longo do tempo e aprenda o que eles significam. Sua equipe de saúde sabe muito sobre doença renal, mas você é o especialista sobre si mesmo.


7 - Cultive a sua valorização da vida. Faça as coisas que são mais importantes para você e que lhe trazem mais alegria!



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page