top of page

Dieta anticâncer

Hoje em dia, é importante ter cuidado com as informações que recebemos, seja em sites, TV e nas redes sociais.


Todos os dias, uma quantidade enorme de “fake news”, surgem sobre inúmeros assuntos, inclusive, dietas milagrosas sem comprovação científica e alimentos que prometem a cura do câncer.


À seguir, vamos mostrar algumas:


“Corte o açúcar e o carboidrato, pois eles alimentam o tumor.”

A principal função dos carboidratos é fornecer energia (glicose) para as células.


Todas as células do nosso organismo precisam de glicose, e quando você deixa de consumir esse importante combustível, o organismo encontra outros meios de gerar combustível, usando as proteínas dos músculos e como consequência, você perde peso e massa muscular!


Perder peso e músculos de forma não intencional pode gerar prejuízos para o corpo e para o seu tratamento de uma pessoa com câncer.


O que se deve evitar são carboidratos presentes em alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo, mistura para bolos e barras de cereais.


É mais importante consumir esse nutriente vindo de alimentos frescos, como grãos, cereais, frutas e verduras.


“Carne vermelha, ovos, queijos devem ser cortadas da alimentação, pois alimentam o tumor.”

A proteína é o principal componente que formam as células, e desempenha importantes funções no nosso corpo, como transporte de substâncias no sangue e construção dos músculos e outros.


É importante lembrar que o tratamento do câncer muitas vezes pode levar à perda muscular, por isso, ingerir proteínas em quantidades adequadas, além de garantir a manutenção de diversas atividades do seu organismo, mantém seus músculos saudáveis.



Quais proteínas alguém em tratamento do câncer deve consumir?

As proteínas que estão presentes nos vegetais, como feijões, grão de bico, lentilha, ervilha e castanhas; e nos alimentos de origem animal, como peixes, frango, carnes vermelhas, ovos, leite, queijos e iogurte natural.


Quais tipos proteínas se deve evitar?

Devemos evitar o consumo de embutidos, como: Salame, salsicha, peito de peru, mortadela, linguiça, bacon.


Geralmente, os embutidos contêm conservantes conhecidos como nitritos e nitratos que ao interagir com o suco gástrico no nosso estômago, se tornam nitrosaminas, que são agentes cancerígenos.



“Cogumelo do sol, noni, graviola, pitaya, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer.”

Não existem alimentos que milagrosamente curam o câncer. Uma alimentação saudável é composta por diferentes tipos de alimentos, como frutas, legumes, verduras, feijões e outras leguminosas, cereais e castanhas.


Existem evidências claras de que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer. Quanto mais colorida for a alimentação, mais fortalecidas estarão as defesas do corpo e menores serão as chances de prejuízos no estado nutricional durante o tratamento.


Em caso de dúvidas quanto a dietas ou outras orientações sobre diagnóstico e tratamento de câncer, entre em contato conosco:


Telefone: (99) 3523-1404

Whatsapp: (99) 98266-0054


Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA









512 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page